quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Carnotaurus sastrei

Carnotaurus sastrei 2015 (Bonaparte, 1985)

Fotomontagem: Carnotaurus por Ademar P. Nascimento

 Olá amigos! Quero apresentar-lhes o novo modelo de Carnotaurus à venda. Como o molde do anterior se desgastou, aproveitei pra refazê-lo totalmente à partir do zero.



Com isso, corrigi falhas na anatomia: a cauda é mais longa, dando ao animal um comprimento total de 8 metros (40 cm nessa escala 1/20, mas devido a pose da figura, mede 33cm). Lembrando que o fóssil holótipo não consta a cauda completa e a interpretação se dá observando outros abelisaurídeos como Aucasaurus e Skorpiovenator. Scott Hartman sugere uma cauda ainda maior, totalizando em 8,5 m o comprimento do animal.


Além da cauda, outras correções incluem os chifres: agora mais horizontais e mais longos (!). Sim, pois a maioria das retratações considera apenas a parte "óssea" do fóssil, ignorando a óbvio cobertura de queratina que o alongaria e afinava. Os dentes também se aproximam mais em número e forma do que apresenta o registro fóssil: eram mais longos e menos triangulares que nos demais abelisauros. No modelo, a garganta é profunda como em Neovenator.



A pele agora tem nova textura firmemente escamada e os braços mais "gordinhos", já que apesar de curtos, os ossos eram grossos. O quarto dígito aponta pra trás e não tem unha. Na foto acima, nota-se que a fenestra antorbital não está marcada como se costuma retratar, isso é uma nova e correta tendência dos anatomistas, em parar de mostrar os dinos com os ossos "de fora", como se não tivessem músculos e gorduras sobre eles.


A principal mudança no entanto, está na coluna vertebral: dando o aspecto final "plano" ao longo das costas do animal, característica marcante no Carnotaurus,
A base para o modelo agora é bem mais elaborada e representa um trecho raso de um curso d'água, com elementos como pedras, tocos e um crânio de Antarctosaurus largado por lá.



Como é uma reedição revista, mantive a mesma postura do modelo anterior. Enfim, procurei fazer o melhor Carnotaurus à disposição em custo/benefício. E estou feliz com o resultado e espero que gostem também.
Ah, o preço? Camarada como sempre: R$ 180,00 - Peça pelo e-mail: ademarpnascimento1@gmail.com

 

 Mais sobre Carnotaurus
O Holotipo MACN-CH 894 é um quase completo crânio e esqueleto. A descrição é a de um abelisaurídeo com o crânio mais curto e alto proporcionalmente que os demais. Além dos característicos chifres sobre as orbitas, os membros anteriores são extremamente reduzidos mas robustos, enquanto as pernas não longas, dando um aspecto de ágil velocista ao animal.
Ocorreu na província de Chubut, Argentina, datada do Maastrichtiano, fim do período cretáceo (de 71 à 66 milhões de anos). É um dos mais completos achados entre os vestígios fósseis desse grupo, porem lhe falta elementos da cauda e a estimativa de comprimento total varia entre 6,5 m à até 9 m.
Impressões de pele do fóssil revela que além das saliências dérmicas, a espécie apresentava um padrão mesclado de cores em tons diferentes (como listras ou manchas).

Fotomontagem: Carnotaurus por Ademar P. Nascimento

Um comentário:

  1. por quanto voce vende essas esculturas e quais os dinossauros vc tem especies

    ResponderExcluir